PENSAR COM OS MEUS BOTÕES

MARIALVA

Posted in Aldeias Históricas de Portugal by Manuel Coimbra on 06/08/2010

Marialva - aldeia e castelo

Casario de Marialva

  http://www.marialva.pt/

Marialva é uma freguesia portuguesa do concelho da Mêda, com 19,15 km² de área e 271 habitantes (2001). Densidade: 14,2 hab/km².

Designada Civitas Aravorum à época romana, terá sido reconstruída no tempo de Adriano e Trajano, tendo sido ponto de confluência e cruzamento de vias, entre as quais a Via Imperial da Guarda a Numão.

Os Godos instalaram-se na região alterando o nome para S. Justo, sucedendo-lhes a ocupação árabe e o seu novo nome, Malva, reconquistada por D. Fernando Magno de Leão, em 1063, e novamente rebaptizada para Marialva.

D. Afonso Henriques mandou-a repovoar, concedendo-lhe o primeiro foral em 1179. Conhece-se novo repovoamento durante o reinado de D. Sancho I, no século XIII, altura em que o povoado terá extravasado além muros, formando-se assim o Arrabalde.

Durante o reinado de D. Dinis foi criada a Feira (1286) e recebe Foral Novo (1512) já em tempos de D. Manuel. Ambos procederam a obras no castelo.

Possivelmente derivada à localização fronteiriça – e estimulada pela Feira, ao 15ª dia de cada mês, que concedia diversos privilégios aos moradores e feirantes – assistiu-se no século XII à fixação de judeus.

Foi vila e sede de concelho entre 1157 e 1855. Era constituída pelas freguesias de Aldeia Rica, Barreira, Carvalhal, Coriscada, Gateira, Marialva (Santiago), Marialva (São Pedro), Pai Penela, Rabaçal e Vale de Ladrões. Tinha, em 1801, 2 919 habitantes.

Após as reformas administrativas do início do liberalismo foram-lhe anexadas as freguesias de Chãs e Santa Comba. Tinha, em 1849, 4 042 habitantes e ocupava uma superfície de 166 km².

Fonte: wikipédia, a enciclopédia livre

aldeiashistoricasdeportugal.com

Anúncios

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. ALICE VASCONCELOS said, on 04/11/2010 at 9:00 PM

    Olá, adorei ler o que escreveste, gosto muito de história, foi uma coisa que eu sempre desejei fazer, escrever sobre cada cidade, cada aldeia, cada vila, pois há histórias muito interessantes que nós nem imaginámos, e que são muito bonitas.
    Continua a escrever, serei tua leitora assídua, até breve bjs.

    ALICE

    • manuelcoimbra said, on 05/12/2010 at 9:36 PM

      Olá Alice

      Estou neste momento a pôr no meu blogue informação sobre Sabugal e Trancoso


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: