PENSAR COM OS MEUS BOTÕES

VIVA A REPÚBLICA! MORRA A OLIGARQUIA NEOLIBERAL!

Posted in Política e Sociedade: Artigos de Opinião by Manuel Coimbra on 31/10/2010

           No passado dia 5 de Outubro  comemorou-se o centenário da implantação da República em Portugal. A situação socioeconómica que provocou a queda da monarquia era muito semelhante à que os portugueses estão a viver no presente:

– a corrupção alastrava entre os membros do governo constitucional monárquico, que favorecia interesses pessoais, particulares, financeiros e empresariais, pondo de parte o interesse nacional;

– a crise económica que então se fazia sentir e as enormes despesas da família real e dos seus apaniguados levaram a uma depreciação dos salários e ao aumento de impostos, que empobreceram ainda mais o povo português;

– a falta de sentimento patriótico (manifestado na aceitação do Ultimato Inglês que inviabilizou a ideia do Mapa Cor-de-Rosa, que consistia na ligação territorial entre Angola e Moçambique).

            Foram estas as causas que fizeram surgir o Partido Republicano Português que, com o apoio da Maçonaria e da Carbonária, foi minando os alicerces da monarquia desde 1890 (não esqueçamos a primeira revolta republicana de 31 de Janeiro de 1891, no Porto) até à revolução republicana de 1910, que finalmente provocou a queda daquele regime.

            A diferença entre aquela época da nossa História  e a actual reside nos políticos que tomaram as rédeas da Nação:

– os políticos republicanos eram homens de elevada estatura moral, intelectual e cívica, que lutaram pela liberdade, pela educação do povo e pela justiça social; entendiam a política como uma actividade nobre que devia estar ao serviço da Pátria. Entre eles estão algumas das personalidades mais marcantes do nosso século XX, tais como Teófilo Braga, Afonso Costa, Manuel de Arriaga, Bernardino Machado, Magalhães Lima, Luz de Almeida e Brito Camacho, homens cuja conduta  foi sempre coerente com os seus ideais políticos e tinham como objectivo servir o seu país e construir uma sociedade mais justa e igualitária.

– os “políticos” actuais, pela sua subserviência a interesses particulares, financeiros e empresariais, pela corrupção activa ou passiva em que se envolvem, lançaram o país na crise económica, social e moral em que nos encontramos.

            Desde há 25 anos que os governos do PSD, em coligação ou não com o CDS, e do PS têm enganado os portugueses e defraudado as suas esperanças numa sociedade mais justa e mais feliz. De sociais-democratas ou de socialistas nada têm, pois a sua conduta política só tem aumentado a pobreza e favorecido os ricos e poderosos, dando origem a uma sociedade oligárquica neoliberal e desacreditando a democracia representativa (pois em vez de governarem para bem do povo e representarem a sua vontade, chegados ao poder submetem-se, isso sim, à vontade de alguns, encobrindo favorecimentos, enchendo-se de mordomias, a si e ao seu círculo de amigos e de correligionários, à custa dos dinheiros públicos, e encobrindo ilegalidades financeiras e fiscais).

            Aqueles que “governaram” o país durante este período não são mais merecedores da confiança dos portugueses! E é o momento de mudarmos de regime político: pormos fim à democracia representativa, que está podre de corrupção e distanciada dos verdadeiros interesses de Portugal e de fundarmos uma democracia participativa, na qual as ideias e esperanças do povo português sejam ouvidas e postas em prática!

            25 anos de farsa política é demasiado tempo! É tempo de mudança, se queremos um país mais justo e mais solidário!

            Viva a República! Morra a oligarquia e o neoliberalismo! Viva Portugal!

Manuel Coimbra

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: